• Biblioteca.jpg
  • fotobanner9.png
  • fotobanner13.png
  • fotobanner43.jpg
  • uff.png

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Sim

Área de Concentração: Sistemas de Produção e Processos

Carga Horária: 60

Turno: Noite 

Créditos: 4

 

Objetivo:

A disciplina de estatística aplicada tem por objetivo apresentar uma iniciação à investigação em áreas especializadas das probabilidades e estatística, da análise estocástica, da modelação e dos seus aspectos numéricos que permitam analisar estatisticamente problemas relacionados à tomada de decisão com métodos quantitativos e qualitativos. 

 

Ementa:

Introdução. Dados: tipos de dados, métodos de coleta e tipos de amostragem. Medidas: medidas de tendência central, medidas de variabilidade e medida de posição relativa.Teoria da probabilidade: conceitos fundamentais de probabilidade, regra da soma, regra do produto, probabilidade condicional, teorema da probabilidade total e teorema de bayes. Variáveis aleatórias discretas, variáveis aleatórias contínuas e principais distribuições de variáveis aleatórias. Distribuição amostral de médias, de proporções e das diferenças entre média e proporções. Intervalos de confiança. Teste de Hipóteses. Teste qui-quadrado e tabela de contingência. Análise de variância. Correlação e regressão.

 

Bibliografia:

MONTGOMERY, DOUGLAS C.; RUGER, GEORGE C. - Applied Statistics and Probability for Engineers. Editora Wiley, 5ª Edição, 2010. 

MEYER, P.L. Probabilidade - Aplicações À Estatística, Editora Ltc, 2.ª Edição, 1983.

DOWNING E CLARK. Estatística Aplicada. Editora Saraiva, 2.ª Edição, 2002.

KAZMIER LEONARD J. Estatística Aplicada À Economia E Administração. Serie Schaum. São Paulo: Pearson, Makron Books, 1982

 

 

Login

Busca